Nos sistemas de terra IT, todos os componentes ativos são isolados da terra ou ligada à terra através de uma impedância de elevado valor. A ligação das massas da instalação elétrica á terra é realizada individualmente ou em conjunto.
Em caso de defeito de isolamento no condutor ativo, a corrente de defeito terá um valor reduzido, originando que não seja obrigatório a abertura automática do circuito no primeiro defeito.
A Impedância de isolamento varia com o tipo de recetores instalados, com o comprimento e envelhecimento das canalizações, com as condições de humidade, etc...
Campos de aplicação: Iluminação de emergência, Quadros de segurança, Telecomunicações, Data-centers, Indústria, Controladores de máquinas, Automação, Produção fotovoltaica, Setor ferroviário, Grupos Geradores.
Soluções para Sistemas IT para uso Industrial
O Controlador Permanente de Isolamento (CPI) é um dispositivo que controla continuamente o isolamento de uma instalação elétrica, sinalizando qualquer redução significativa do isolamento da instalação com a finalidade de permitir a pesquisa da avaria antes da ocorrência de um segundo defeito, evitando assim o corte da alimentação, de acordo com definido nas R.T.I.E.B.T. Ao sinalizar o aparecimento de um primeiro defeito entre uma parte ativa e a massa ou a terra, o CPI irá acionar um sinal sonoro e um sinal visual. Comercializamos uma gama de soluções completa e inovadora, da marca Dossena, em conformidade com a IEC 61557-8.
CPI para aplicação em instalações industriais e/ou quadros elétricos de segurança, com sistema de localização de falha até 6, 12 ou 18 circuitos independentes, através de toros de monitorização. Controlo até 288 saídas através da instalação de 16 CPI’s.
• Controlo com sistema de injeção de sinal e frequência variável
• Tipo de rede a controlar: 500 Vcc/Vca monofásica – 500 Vca trifásica sem neutro – 850 Vca trifásica com neutro
• Visualização de 2 estados: pré-alarme/ alarme
• Gama de parametrização: 5 Kohm / 2 Mohm
• Disponível com encapsulamento em caixa de aço pintado com IP23
• Em conformidade com as normas IEC 60726, IEC 61558-2-6, promovem sistemas de distribuição de energia elétrica com neutro isolado de elevada fiabilidade.
• Disponível em várias gamas de potência
• Possibilidade de controlo de temperatura através de sonda PT100
De acordo com as especificidades e a importância da continuidade de alimentação num ambiente hospitalar (salas de cirurgia e pequena cirurgia, salas de anestesia, salas de cateterismo cardíaco, cuidados intensivos, exames, entre outras), os CPI utilizados devem ser especialmente concebidos para essa finalidade.
Aplicações – IT médico: Hospitais, Clínicas e centros de saúde, Consultórios dentários, Laboratórios, Outros ...
CPI para aplicação em sistemas IT médico, com sistema de localização de falha até 6, 12 ou 18 circuitos independentes, com recurso à utilização dos toros de monitorização por circuito.
Visualização dos parâmetros do sistema e alarmes visuais/ sonoros no próprio CPI, no interior da sala através do painel repetidor de alarme remoto, e no sistema de GTC através de protocolo de comunicação RS 485.
• Toros de monitorização para instalação em cada circuito a monitorizar
• Ø 15mm
• Tipo aberto (split core
Transformadores para uso em sistema IT médico através de monitorização de sonda de temperatura PT100 incorporada.
Disponível com encapsulamento em caixa de aço pintado com IP 23. Em conformidade com as normas IEC 61558-1, IEC61558-2-15, promovem sistemas de distribuição de energia elétrica com neutro isolado de elevada fiabilidade, destinados à alimentação de equipamentos médicos em zonas de riscos especiais, tais como salas de operações, unidades de cuidados intensivos, entre outras.
O Painel Repetidor de Alarme tátil recebe a informação do CPI e efetua o alarme sonoro e visual em caso de deteção de falha de isolamento. Este equipamento permite a visualização de 2 estados (pré-alarme/alarme), bem como a informação completa da indicação de isolamento por cada circuito.