Soluções

Correção do Fator de Potência

Sistemas de compensação de energia reativa
A Correção do Fator de Potência promove o bom funcionamento energético das instalações, que por sua vez origina uma utilização mais racional da energia.
Comercializamos uma oferta de equipamentos de elevada qualidade para Correção do Fator de Potência. As nossas baterias de condensadores cumprem os mais exigentes requisitos de fabrico, integrando componentes certificados e acreditados pelas normas europeias vigentes para sistemas de compensação em baixa tensão. Adicionalmente, dispomos de um sistema de monitorização remota das baterias de condensadores.
Além do fornecimento de equipamentos, dimensionamos soluções à medida, de acordo com qualquer requisito técnico ou requisito interno a cumprir: escalonamento, tensão nominal, potência ou frequência de sintonização a respeitar.

O que é a energia reativa?
Enquanto a energia ativa é necessária para produzir trabalho, por exemplo, a rotação do eixo do motor, a reativa é essencial para produzir o fluxo magnético indispensável ao funcionamento dos motores, transformadores, etc… Ou seja, fisicamente esta energia não produz trabalho, mas “ocupa espaço” que poderia ser ocupado por energia ativa, aumentando as perdas nas redes de distribuição e nas instalações de utilização.
A energia reativa é parte integrante da fatura de energia elétrica das empresas, constituindo um encargo financeiro considerável. No entanto, o valor correspondente ao consumo de energia reativa pode, no entanto, ser eliminado da sua fatura.
Como?
Através da instalação de um sistema de correção do fator de potência. A correção do fator de potência consiste em anular o consumo de energia reativa da rede através da sua geração por baterias de condensadores instaladas nas infraestruturas. A redução da energia reativa promove o bom funcionamento energético das instalações, maximizando o rendimento da potência instalada.
O investimento num sistema deste tipo pode ser recuperado em poucos meses através da poupança em energia reativa. 

Masing

Baterias de
condensadores MASING

Equipadas com condensadores trifásicos MASING. Com esperança de vida estimada em 100.000 horas, aproximadamente 11 anos em funcionamento 24 horas/ dia.
Condensadores de 440V de tensão nominal, suportando 490V durante um período de 8 horas/ dia. Modalidade de equipamentos com filtros harmónicos sintonizados a 189Hz – MASINGFILT.
Escalonamento fino e progressivo. 

Icar

Baterias de condensadores
sem filtros HP20

As baterias de condensadores HP20 são equipadas com condensadores de tensão nominal de 460V e permitem a instalação em redes pouco poluídas (THDI<20%).
Os modelos HP20estão disponíveis em diversas potências compreendidas entre 10 kVAr e 1080 kVAr, incluem seccionador de entrada com bloqueio à porta e sistema de ventilação forçada. 

Icar

Baterias de condensadores
sem filtros HP30

As baterias de condensadores HP30 são equipadas com condensadores de tensão nominal de 550V e permitem a instalação em redes media poluídas (THDI<27%).
Os modelos HP30 estão disponíveis em diversas potências compreendidas entre 45kVAr e 1080 kVAr, incluem seccionador de entrada com bloqueio à porta e sistema de ventilação forçada. 

Icar

Baterias de condensadores
com filtros FH20

As baterias de condensadores FH20 são equipadas com condensadores de tensão nominal de 550V e filtros de harmónicos sintonizados em 180 Hz permitindo a instalação em redes muito poluídas.
Os modelos FH20 estão disponíveis em diversas potências compreendidas entre 10kVAr e 960kVAr, incluem seccionador de entrada com bloqueio à porta e sistema de ventilação forçada. 

fse